Vai abrir uma empresa em Bauru e não sabe por onde começar? Então, aprenda neste artigo tudo sobre o plano de negócios e saiba como desenvolver um!

Para quem deseja abrir uma empresa em Bauru, desenvolver um plano de negócios deve ser um dos primeiros passos a ser dado. Isso porque, assim como tudo o que fazemos, para começar um negócio é necessário ter um planejamento rigoroso. Somente assim, o empreendedor consegue alcançar suas metas e atingir seus objetivos.

Ao elaborar um bom plano de negócios, é possível identificar os custos de implementação de uma ideia. Com este documento, também é possível, reduzir os riscos, vulnerabilidades e incertezas que afetam o desenvolvimento sustentável de uma empresa e traçar um plano de ação conciso e eficiente.

Antes de iniciar suas atividades, uma empresa deve passar por quatro importantes etapas que a deixarão bem estruturada e direcionada. São elas: a identificação de oportunidades, a elaboração de um plano de negócios, a captação de recursos e o gerenciamento da empresa.

Todas essas etapas são cruciais para o bom desenvolvimento de uma empresa. Porém, o plano de negócios tem um maior destaque. Isso porque é a partir dessa ferramenta que as demais etapas se basearão, auxiliando no planejamento e na análise de viabilidade da empresa. Dessa forma, será possível prevenir riscos e combater obstáculos que impeçam o crescimento saudável do negócio.

Pensando nisso, nós preparamos um artigo exclusivo sobre tudo o que você precisa saber para montar um plano de negócios perfeito para sua empresa em Bauru. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é um plano de negócios?

O Plano de Negócios é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a entender, a fundo, sobre cada detalhe da sua empresa. O documento descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem os processos de criação, construção, desenvolvimento e resultados de uma empresa que se encontra em processo de formação ou que pretende expandir suas atividades.

Esse planejamento é fundamental para que o negócio ganhe vida. Um dos pontos mais importantes de um plano de negócios é a definição das metas e objetivos que se deseja alcançar. Esses, por sua vez, devem ser detalhados de forma clara e objetiva.

Assim, a partir do momento em que as metas e objetivos são traçados, você conseguirá traçar um plano de ação com o passo a passo e as estratégias certas que te ajudarão a alcançá-los.

Para que serve um plano de negócios para uma empresa em Bauru?

Você sabia que cerca de 42% das empresas fecham suas portas em até 2 anos após a abertura? O número assustador foi apontado em um relatório do SEBRAE, no ano de 2016. 

Um segundo estudo, também realizado pelo SEBRAE, aponta que uma das causas para esse número tão alto é a falta de um bom planejamento prévio. De acordo com os dados, cerca de 55% dos empresários entrevistados alegaram que não elaboraram um plano de negócios ao abrir a sua empresa.

A importância de um plano de negócios está diretamente ligada às funções que o documento desempenha. Com ele, você tomará decisões mais estratégicas. Ele também lhe ajudará na melhoria da sua gestão e trará mais retorno financeiro ao seu negócio.

Portanto, é importante que sua empresa em Bauru tenha o melhor plano de negócios possível. Afinal, essa ferramenta oferecerá caminhos viáveis para que seu negócio concretize seus objetivos, tenha lucro e, consequentemente, cresça cada vez mais.

É importante ressaltar que o plano de negócios não elimina por completo os riscos no futuro. Porém, ele tem um enorme potencial de reduzir os erros em uma empresa.

Isso acontece porque, ao desenvolver um plano de negócios, você não só faz uma análise aprofundada do mercado. Com ele, você também tem acesso a um diagnóstico de monitoramento de todos os elementos que podem interferir na viabilidade do seu negócio.

Por meio do plano de negócios, você pode ter uma melhor percepção a respeito das variáveis do mercado, da eficiência dos processos, da efetividade no controle financeiro, melhora na qualificação da força de trabalho e diversas outras vantagens que o documento proporciona para o empreendedor. 

Continue a leitura e confira alguns dos motivos pelos quais o plano de negócios é uma ferramenta funcional em qualquer momento da empresa!

plano de negócios

O plano de negócios ajuda a compreender seu nível de competitividade no mercado

Ao desenvolver um plano de negócios, você conseguirá identificar quais são as tendências e as maiores ameaças em seu setor. Também terá informações sobre o crescimento ou a retração do mercado em que pretende atuar. E, até mesmo, conseguirá mensurar o tamanho do mercado-alvo para o produto ou serviço que pretende comercializar.

Isso significa que ao contar com um plano de negócios bem estruturado, é possível viabilizar uma compreensão mais profunda do mercado em que você atua. Isso lhe dará informações importantes para tomar decisões estratégicas mais assertivas, a fim de viabilizar e potencializar fatores competitivos que farão com que a sua empresa seja sempre uma referência no mercado.

Definir seu perfil de consumidor ideal

Para quem você quer vender? Com quem você quer falar? Para quem os seus produtos ou serviços são direcionados? Essas são algumas perguntas que te ajudarão a definir o seu perfil de cliente ideal. É importante que este perfil esteja bem definido. Afinal, será por meio dele que você poderá traçar estratégias eficientes para chegar até ele. 

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar em persona. Essa é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, aquele que integra o público ao qual as suas estratégias de marketing e de vendas são direcionadas. 

Além de traçar esse perfil, também é importante avaliar quais diferenciais competitivos e quais incentivos influenciam o consumo desse público. Uma análise aprofundada do cliente é essencial para o sucesso de uma empresa. Com isso, entende-se que o plano de negócios é uma ótima ferramenta para isso.

Isso porque, ao compreender melhor o seu público, entendendo de fato quem ele é e o que ele espera da sua marca, você consegue criar produtos e serviços mais atraentes e adequados. Isso, consequentemente, te ajudará a reduzir o budget e o ROI dos setores de marketing e vendas da sua empresa.

Avaliar a viabilidade da empresa

Quão boa é a sua ideia? Como essa oportunidade de negócio se tornará uma empresa renomada no mercado? Uma das partes da estruturação do plano de negócios é exatamente idealizar essas ideias, a fim de avaliar a viabilidade do negócio. 

Assim, você conseguirá saber, exatamente, quais são as suas chances de acordo com o que você tem e pode oferecer, criando estratégias e traçando planos para se manter à frente no mercado competitivo.

Validação da ideia para investidores

O plano de negócios pode mostrar aos sócios e investidores de que forma a empresa pretende gerar lucro. Assim, ao contar com um plano de negócios que tenha um plano de ação eficiente, consegue transmitir melhor seus planos e ideias, seguindo uma linha de raciocínio lógica.

Quer atrair propostas de investimentos para o seu negócio? Então, saiba que o plano de negócios responde às principais perguntas de potenciais investidores interessados na sua empresa. Mas, claro, desde que ele seja bem elaborado.

Isso é possível uma vez que, neste documento, você poderá criar e apresentar as projeções financeiras do seu negócio, definir as melhores estratégias de saídas de capital e edificar o nível de confiabilidade da empresa no mercado.

Ajuda a sanar dúvidas de gerenciamento

Para este tópico, encare o plano de negócios como um roteiro para a história da sua empresa em Bauru. Isso porque ele poderá ser consultado a qualquer momento para sanar dúvidas e para você se basear na tomada de decisões. Também será nele que você deverá se basear ao criar novos planos e projetos a curto e longo prazo.

Ajuda a posicionar a sua marca no mercado

Ao delimitar o papel da sua empresa no mercado, também é possível posicionar a sua marca junto a investidores, parceiros e clientes. Desta forma, é possível criar boas estratégias de branding. Isso lhe ajudará a aumentar o reconhecimento da sua marca e, também, a fidelizar os clientes.

Encontrar oportunidades de crescimento

Com informações mais detalhadas e específicas sobre a sua empresa, você também conseguirá criar projeções mais precisas sobre o crescimento do negócio. Isso porque, o documento lhe dará embasamento para assumir novos projetos e, também, oferecerá oportunidades de crescimento e maior rentabilidade.

Como montar um plano de negócios?

Para montar um plano de negócios, é necessário pensar na sua empresa como um todo. Primeiro, o empreendedor precisa saber quais diferenciais buscar, uma vez que suas ideias e projeções devem se destacar no mercado. 

Também é importante ressaltar que cada empresa possui suas particularidades. Isso significa que um plano de negócios pode variar muito de um negócio para outro.

Dito isso, vamos ao passo a passo de como montar um plano de negócios, detalhando todas as informações que não podem faltar no documento. Continue a leitura!

Sumário executivo

A primeira parte de um plano de negócios é o sumário executivo. Ele deverá reunir os tópicos de cada sessão, bem como um resumo da ideia do negócio e uma breve descrição da empresa.

É importante que esse sumário seja breve e objetivo, porém, ele deve abranger todas as informações que serão tratadas ao longo do documento. 

Algumas das informações que você pode inserir no sumário executivo são:

  • Descrição do negócio;
  • Vantagens competitivas;
  • Mercado alvo;
  • Principais projeções de vendas e da lucratividade.

Análise de mercado

Na seção de análise de mercado você deve identificar o segmento de mercado que pretende atuar. Também é neste campo que você deverá listar as principais necessidades do seu público-alvo e quem serão seus principais concorrentes e fornecedores. 

Assim, ao conhecer bem o seu mercado, também será possível determinar os melhores canais de distribuição para seus produtos ou serviços.

Além disso, neste momento também será possível começar a identificar algumas vantagens competitivas por meio de lacunas e vulnerabilidades do mercado. Isso lhe permitirá descobrir novas tendências de mercado, avaliar as carências e necessidades do consumidor e, consequentemente, encontrar oportunidades de crescimento.

Para efetivar essa análise mercadológica, você precisará:

  • Descobrir quem são seus principais concorrentes;
  • Definir quais produtos ou serviços da concorrência competem diretamente com você;
  • Fazer uma análise de preços;
  • Pesquisar as melhores estratégias de vendas utilizadas pelos concorrentes;
  • Mapear as vantagens competitivas de outros negócios;
  • Observar as promoções praticadas no mercado;
  • Estudar a estratégia de conteúdo, presença nas redes sociais e estratégias de SEO praticadas pelos concorrentes;
  • Avaliar a logística de distribuição mais praticada no seu nicho de atuação;
  • Desenvolver uma análise de SWOT, mapeando os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças da sua empresa.

Por último, mas não menos importante, também é importante realizar uma segmentação de clientes. Este é um processo onde a empresa classifica o seu público em grupos. A classificação é feita com base em características específicas, como localização geográfica, dados demográficos, hábitos, interesses e etc.

Com todas essas informações, é possível aumentar os resultados das ações de marketing, melhorar o seu atendimento e vender mais de acordo com as necessidades identificadas.

Plano de marketing

O plano de marketing é uma das etapas mais importantes de um plano de negócio. Trata-se de uma ferramenta estratégica que ajudará o empreendedor a alcançar suas metas de vendas e fomentar o crescimento da empresa. 

A estratégia conta com 4 pilares, popularmente conhecidos como os 4 Ps do marketing. São eles: produto, preço, praça e promoção. 

É importante que esses 4 elementos sejam trabalhados em conjunto para influenciar a resposta do consumidor sobre a sua marca.

Plano operacional

Dentro de um plano de negócios, o plano operacional descreve a localização da empresa, suas características específicas de infraestrutura, a capacidade produtiva e o tempo necessário para exercer cada uma das atividades.

Em outras palavras, nessa seção deverão ser listadas todas as informações e atividades que garantirão o bom funcionamento do negócio como um todo. Isso é válido tanto para o ambiente físico, que diz respeito à distribuição dos setores, móveis e quaisquer espaço físico da empresa, até às etapas e processos exigidos para que os serviços e produtos cheguem até o cliente.

Plano financeiro

No plano financeiro, o empreendedor consegue realizar projeções de investimento inicial, capital de giro, análise comparativa entre receitas e custos e fazer o levantamento de diversos outros valores.

Com esses números apurados, você conseguirá construir um demonstrativo de resultados. O documento nada mais é do que um relatório gerencial do plano financeiro. Com esse relatório, os gestores conseguirão analisar as receitas e despesas e, assim, fazer cálculos e projeções para avaliar se a empresa poderá operar com lucro ou prejuízo e em quanto tempo isso aconteceria. Dessa forma, o plano de negócios também traz muito mais segurança financeira para sua empresa.

Projeções mercadológicas

Por último, mas não menos importante, a última etapa de um plano de negócios consiste em analisar possíveis cenários futuros para a empresa. Esses cenários envolvem tanto as situações positivas, quanto as negativas. Dessa forma, é possível traçar diversos caminhos, com base em inúmeras probabilidades, minimizando os prejuízos e potencializando o lucro do negócio.

Isso fará com que você esteja sempre preparado para lidar com diversos tipos de situação, e se prepare previamente tanto para os resultados pessimistas, que indicam queda nas vendas ou prejuízo em um mês em específico, quanto para as situações mais otimistas, como o aumento do faturamento e a diminuição de algumas despesas, por exemplo.

É possível adaptar ou mudar um plano de negócios?

Uma das perguntas mais comuns a respeito do plano de negócios é a respeito da permissão de alteração. E a resposta dessa pergunta é muito simples: sim, sempre que possível e necessário, o plano de negócios deve ser revisto e adaptado.

Isso porque, a partir do momento em que imprimimos esse documento, ele já passa a ser ultrapassado. Afinal, a todo instante surgem novas tecnologias, produtos e estratégias que podem ser mais interessantes e eficazes do que as nossas. 

Por isso, ele deve ser adaptado quantas vezes for necessário, para que faça sentido não só com as novas tendências e tecnologias do mercado mas, também, para acompanhar os desejos e carências dos clientes, que também mudam a todo instante. 

Serotini Contabilidade

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